Buscar
  • Revenir Cosmétique

Como tratar a pele após a alta exposição solar

Atualizado: 30 de Set de 2019



Tudo o que você precisa saber sobre cuidados pós-sol

Quando se trata do verão, é praticamente inevitável que passemos algum tempo sob o sol. Embora, é claro, seja importante aplicar filtro solar antes de irmos para a praia ou piscina, nossa pele ainda pode estar sujeita a algum dano. É preciso mais do que apenas cuidados preventivos para manter nossa pele saudável durante os meses de verão.


O que realmente acontece depois que passamos um dia sob o sol? Apesar de parecer que acabamos de ganhar um pouco mais de bronze, na verdade há muito mais, ou seja, função de barreira da epiderme, a camada superior da pele foi comprometida. Quanto mais bronzeado (ou queimado) a pele fica, mais hidratação ela precisa.


Quando se trata de queimaduras solares, os efeitos são mais graves do que podemos pensar. Queimaduras solares leves podem resultar em envelhecimento prematuro da pele, além de um risco aumentado de câncer de pele, queimaduras severas podem causar desidratação, febre e sintomas sistêmicos que frequentemente requerem fluidos intravenosos, controle da dor e feridas causadas por bolhas o que significa que pode exigir internação no hospital para observação e tratamento.


Enquanto nos protegermos adequadamente ao sol, podemos evitar danos sérios. Os danos podem ocorrer horas após a exposição, já que os radicais livres continuam a causar danos horas após a exposição ao sol, por isso, aplicar produtos pós sol à noite é uma ótima ideia.

Então, por onde começar quando se trata de nos dar um pouco de amor pós-sol? O primeiro e mais importante passo é ficar hidratado. Embora existam muitos produtos hidratantes no mercado, é importante primeiro hidratar de dentro para fora, ou seja, o mais indicado é que bebamos muita água durante o dia!


O mais popular ingrediente de cuidados com a pele depois do sol teria que ser aloe vera (popular babosa). Recomenda-se não apenas por seus efeitos refrescantes e hidratantes, mas também por suas propriedades anti-inflamatórias. Um estudo recente publicado, sugere altas doses de vitamina D por via oral, depois de uma queimadura solar pode reduzir a inflamação e os efeitos da queimadura, no entanto mais estudos são necessários para confirmar isso, pois nem todos podem ser capazes de tomar altas doses de vitamina D. Quando se trata de hidratação, você vai precisar optar por uma fórmula mais grossa e cremosa, utilizando cremes mais espessos e procurar por produtos que contenham ceramidas, lanolina e aveia.


Se você pretende seguir uma rota mais natural, recomendamos vitamina C, camomila e chá verde. A vitamina C é um potente antioxidante que não só previne os danos causados ​​pelos raios UVA e UVB, como também ajuda a promover a produção de colágeno tornando-se um poderoso ingrediente antienvelhecimento e que possuem propriedades anti-inflamatórias também.


Se DIY é mais sua cara, uma máscara de iogurte caseiro (completo com fatias de pepino sobre os olhos) ou um banho de aveia para acalmar sua pele são excelentes para auxiliar na recuperação da pele.


Naturalmente, quando se trata de cuidados com a pele pós-solar, há uma série de produtos e ingredientes que você deve evitar. Em primeiro lugar, recomendamos ficar longe de qualquer lugar quente, pois pode ser muito abrasivo para a pele danificada pelo sol. Além disso, qualquer coisa que seja muito forte ou secativa quimicamente também pode irritar a pele após um dia ao sol. Recomendasse a remoção de ingredientes como ácido retinóico, AHAs, ácidos glicólicos, peróxido de benzoíla, ácido salicílico e outros produtos de combate à acne que podem secar a pele.


Tratar uma pele pós-sol exige muito cuidado e paciência, já que além de todas essas recomendações, o tempo também é necessário para que a cicatrização da pele aconteça, então o melhor é sempre abusar do protetor solar e evitar a alta exposição nos horários mais quentes.

3 visualizações
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Revenir Cosmétique © Todos os direitos reservados