Buscar
  • Revenir Cosmétique

Cuidados com a pele para quem pratica atividades físicas


Atualmente, talvez por melhorias no bem-estar socioeconômico geral, o número de pessoas praticando regularmente esportes cresceu de forma bastante considerável. De acordo com a Prof. Dolores P. Pardini, da UNIFESP, a participação feminina cresceu cerca de 600% abrangendo um total de mais de 1,9 milhões de mulheres atletas. Em primeiro momento, a informação parece animadora, porém o modo de treinos intensivos e a ênfase da integração esportiva voltada às competições podem gerar grande stress físico e mental, acarretando uma série de problemas na saúde em especial de mulheres, entre eles, dermatológicos. Sem contar outros fatores, como a tendência a compartilhar equipamentos, longos períodos de exposição ao Sol e ocasionais lesões na pele. As doenças dermatológicas relacionadas à prática de esportes não afetam apenas atletas profissionais, mas também os atletas ocasionais. Essas doenças podem, no final, afetar a performance esportiva e a qualidade de vida, assim, maiores cuidados devem ser tidos.

As alterações hormonais, desgaste físico e o suor levam à, de acordo com Pretty Athletic, poros entupidos, vermelhidão, irritação e inflamação, como apenas alguns problemas de pele agravados pelo exercício que constituem as principais preocupações de homens e mulheres que a praticam. Vamos jogar a acne na pilha de problemas de pele "ativa", porque se você já sofreu com surtos ainda leves, você estará ciente de que uma sessão de suor pode muitas vezes piorar a situação no local, especialmente se você não lavar o rosto antes e depois do treino. De acordo com uma pesquisa do consumidor do Google de 2017, 51% de nós não precisam de limpeza depois da adequação, então é isso. Na mesma pesquisa, 78% afirmaram que não sabiam que tipo de produtos ou produtos para a pele usar antes ou depois do exercício, embora as boas tentações da pele estejam lá - Cult Beauty recentemente disse à Vogue que as consultas e a demanda por uma “gym bag” de beleza.

Além do uso recorrente de certos produtos de beleza para evitar os problemas listados acima, há também a necessidade de outros cuidados para tratar outros problemas.


Pé de Atleta

O intertrigo ou “pé de atleta”, afeta homens e mulheres que usam calçados fechados por tempo prolongado e permanecem com os pés úmidos por suor ou por água após uma ducha ou mergulho. O pé-de-atleta é percebido como uma área de pele branca macerada, com cheiro desagradável, podendo até descamar. Acomete principalmente a região entre os dois menores dedos dos pés, porque são locais com maior tendência à umidade e menor circulação de ar. O quadro pode evoluir para uma tínea, que pode causar fissura e assim, infecções.

Os cuidados para evitar isso tudo são bastante simples, basta secar-se corretamente após atividades físicas e evitar andar descalça em locais públicos.


Tínea ungueal (onicomicose)

E por falar em tínea, essa é uma lesão bastante frequente em unhas de atletas, com predomínio nas unhas dos pés em 80% dos casos, geralmente no dedo maior. Ocorre por vários fatores, como contato direto com local infectado, porém os principais fatores de risco são o uso de sapatos fechados por períodos prolongados e traumatismos que fazem com que a unha perca sua função de proteção.

O tratamento é longo, pode levar até 6 meses, e dependendo do caso, pode ser feito via tópica ou oral. Então não é má ideia usar sapatos mais arejados por um tempo um pouco menor.


Dano Solar

O dano solar entre os atletas já é bastante conhecido, por estar associado ao envelhecimento precoce da pele e à predisposição para formação de lesões malignas.

Para evitarmos esse dano é necessário o uso correto do protetor solar, contra raios UVA e UVB, à prova d’água, que deve ser aplicado quinze minutos antes da exposição solar prolongada, sob a pele seca. Outros fatores coadjuvantes para essa prevenção são as barreiras físicas, como bonés, camisetas, calças, e luvas com proteção UV encontradas em lojas especializadas.

Cuidar da sua pele antes, durante e após o exercício físico, favorece uma melhor performance, e evita doenças dermatológicas a médio e longo prazo. Consulte seu dermatologista, e de acordo com esporte que você pratica, ele poderá indicar as melhores medidas preventivas para seu caso.



1 visualização
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Revenir Cosmétique © Todos os direitos reservados