• Revenir Cosmétique

Pincéis sujos podem causar envelhecimento precoce da pele



Parecem inofensivos, mas pincéis sujos causam diversos problemas para a pele como acne, furúnculo, micoses, herpes e envelhecimento precoce!

Existem diversas bactérias nos pincéis que podem sobreviver por dias e até se multiplicarem, por isso, é preciso manter a periodicidade na limpeza.

Há diferenças entre cerdas sintéticas e naturais, portanto, há diferenças na higienização também. As cerdas naturais são mais macias, pois são feitas de pelos de animais, com estrutura de cutículas como um fio de cabelo. Já as sintéticas são firmes e duras.


Limpeza dos pincéis sintéticos Os sintéticos são usados para aplicação de base, batom e corretivo. O ideal é usar um fino fio de água corrente, evitando molhar o cabo e não permitir que a água escorra por ele, coloque as cerdas para baixo e use um sabonete bactericida de sua preferência. Esfregue de leve o pincel em uma luva de borracha com movimentos leves e circulares, como se estivesse maquiando, daí em diante, enxague e repita o processo até que a água saia transparente e sem resíduos de maquiagem.


Limpeza dos pincéis naturais Os naturais são usados para aplicar sombra, blush e pó. Assim como o sintético, devem ser lavados com um fino fio de água corrente. A ideia é que não ocorra acidentes com água escorrendo para todos os lados, molhando o cabo e com cuidado para que as cerdas não embaracem, pois as cerdas são muito sensíveis e podem danificar. Repita o processo dos pincéis sintéticos com o sabonete bactericida. Acrescente, após o processo, um cuidado adicional: use uma pequena quantidade de condicionador no pincel para hidratar as cerdas e enxágue em seguida.


Secagem Seja sintético ou natural, não é recomendável acelerar o processo com o calor do secador ou qualquer outro tipo, o ideal é que seja ao natural. Deixe escorrer e secar sobre toalhas, sempre inclinado para a água escorra para os pelos, não para o cabo e nunca os coloque sob o sol, para que não haja ressecamento das cerdas e da madeira.


Pincéis difíceis Indicamos que se use um demaquilante bifásico para lavar os pincéis para os olhos, boca e mistos, pois age mais rápido e elimina vestígios de produto. Caso a remoção esteja muito difícil, uma dica é deixar de molho no demaquilante por até uma hora. Ainda assim, depois do demaquilante, não esqueça de fazer a lavagem com o sabonete.


Esponjas Elas também devem ser imersas em água com sabonete líquido bactericida. Lave quantas vezes precisar, até que a água saia transparente.

Além dos sabonetes bactericidas, você pode usar produtos específicos. Muitas marcas já possuem esses itens. Os nomes variam entre limpa pincéis, higienizador, brush cleanser, entre outros. Todavia, eles são indicados apenas para os sintéticos, que suportam produtos mais agressivos de limpeza. Os naturais necessitam de sabonete e condicionador.


Periodicidade A manutenção da limpeza, para quem usa os pincéis de 1 a 2 vezes por dia, é de 20 dias.

Não se engane achando que retirar o acúmulo de produto para usar outra cor durante a maquiagem substitui a higienização correta, esse tipo de limpeza não previne a proliferação de bactérias no pincel.

Para manter a saúde e a beleza da pele em dia, lave seus pincéis periodicamente!

0 visualização
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Revenir Cosmétique © Todos os direitos reservados